IMPORTÂNCIA DAS
ATIVIDADES RECREATIVAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Brincadeiras e atividades recreativas desenvolvem as habilidades motoras e ampliam a noção
espacial das crianças, com isso elas começam a registrar as primeiras
impressões de tempo e espaço, entre outras percepções sensoriais indispensáveis
no desenvolvimento infantil.
O brincar é fundamental, segundo relatos de muitos psicólogos, crianças
que brincam com mais frequência, tendem a ser mais afetivas, conseguem se
relacionar facilmente com as outras crianças, lidam com suas emoções da melhor
forma possível, facilitando na interação
com pessoas de faixa etária diferente
da sua, contribuindo inclusive nas
relações familiares.
As atividades lúdicas e jogos recreativos com mimicas, contação de
histórias, charadas, estimulam o raciocínio, desenvolvendo atenção ,
concentração, com isso favorecem a
ampliação de suas capacidades intelectuais e o crescimento de seu repertório
cultural.
A escolha de uma brincadeiras ou atividade recreativas requer alguns
cuidados importantes como: faixa etária, perfil das crianças, disposição de
espaço físico, entre outas, no entanto algumas adaptações podem ser feitas,
para adequar ao público com o qual será
desenvolvida a atividade. Especialistas em desenvolvimento infantil orientam
que é preciso respeitar a fase do desenvolvimento das crianças, portanto
algumas informações a seguir servirão de base para fazer uma escolha mais
apropriada a cada faixa etária.
Crianças dos dois aos três anos (aproximadamente)
Características comuns: A criança nesta fase adora experimentar coisas
novas, ainda está fazendo suas descobertas, por isso movimenta-se bastante,
gosta de manipular objetos e vive inventado ou reinventando suas próprias
história e brincadeiras.
Sugestões: Cantigas de roda, brincadeiras com músicas fazendo
danças, procurar o tesouro escondido, fazer atividade com bastante movimento,
(corre cotia, bata quente, elefantinho colorido) Obs.: As brincadeiras não
podem ter regras muito complicadas.
Crianças dos três aos seis anos (aproximadamente)
Características mais comuns: Nesta fase as crianças já tem mais
facilidade de compreender as regas das brincadeiras, e têm mais agilidade para
correr e pular.
Sugestões: Atividades que exigem um pouco mais de agilidade, mímicas
com situações e personagens, mestre mandou, vivo ou morto, terra mar, dança da
estátua.
Crianças dos seis aos nove anos (aproximadamente)
Características mais comuns: O grau cognitivo das crianças permite fazer
brincadeiras com regras um pouco mais rígidas e pequenos jogos recreativos.
Sugestões: Brincadeiras com desafios entre equipes, atividades
mistas que visam o cumprimento de tarefas como, eu quero eu quero, roubar
bandeira, corrida de saco, concurso de dança.
Crianças
dos nove aos doze anos (aproximadamente)
Características
mais comuns: Nesta fase as crianças apresenta algumas diferenças em relação ao desenvolvimento, tanto da parte cognitiva quanto motora, os menino
normalmente preferem os jogos com atividades físicas e competições, as
meninas preferem brincadeiras coletivas
, gincanas , danças, desfiles, teatro de mímicas.
Sugestões:
Desenvolver jogos em circuitos com dificuldades crescentes, e ou brincadeiras
com atividades variadas, cabo de guerra, pular corda, estátua de correr, roubar
bandeira desafio com bola.
Obs.
O recreador poderá acatar uma ou outra
sugestão das próprias crianças,
normalmente eles apresentam um
interesse por alguma brincadeiras que elas
costumam brincar juntos, isso
pode contribui no entrosamento entre eles.
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